No momento, você está visualizando MEC inclui Administração na lista de cursos de graduação que terão avaliação mais rigorosa

MEC inclui Administração na lista de cursos de graduação que terão avaliação mais rigorosa

Os estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que irão fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) terão um desafio em 2025: a avaliação feita pelo Ministério da Educação estará mais exigente a partir desse ano. O anúncio foi feito durante o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp), evento promovido pelo Fórum Brasil Educação e que reúne representantes do setor privado de ensino até hoje, 30/5, em Touros, no Rio Grande do Norte.

Para o diretor de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ulysses Tavares Teixeira, as mudanças incluem o aumento do número de questões nas provas, a inclusão de conteúdos mais específicos de cada área de formação e a definição de critérios mínimos de desempenho. A iniciativa faz parte de um processo mais amplo de reformulação da avaliação do ensino superior no país, que já implementou mudanças nos cursos de licenciatura e Medicina.

O objetivo do Enade é avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares de cada curso. É importante destacar que o Enade é obrigatório para os estudantes selecionados, e a participação é condição para a colação de grau.

Confira, abaixo, a lista dos cursos que terão avaliação mais rigorosa no Enade a partir de 2025:

Confira, abaixo, a lista dos cursos que terão avaliação mais rigorosa no Enade a partir de 2025:

 

Graduações

Superiores tecnológicos 

Administração

Ciências Contábeis 

Ciências Econômicas 

Design 

Direito 

Jornalismo 

Psicologia 

Publicidade e Propaganda 

Relações Internacionais

Design Gráfico

Gestão Comercial 

Gestão de Recursos Humanos 

Gestão Financeira 

Gestão Pública 

Logística 

Marketing 

Processos Gerenciais 






Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA