Entre os objetivos, o projeto busca contribuir para elevar a qualidade da formação em Administração ofertada, alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais
Um dos princípios para o fortalecimento da Administração está diretamente ligado à qualidade dos cursos de graduação ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. E foi com base nessa premissa que o Conselho Federal de Administração (CFA) constituiu o Programa CFA “IES Selo Azul da Administração”, indicador que avalia e certifica os cursos de graduação que estão formando os futuros profissionais da área.
O selo será um atributo para distinguir os cursos de graduação, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2021, e nos critérios pré-estabelecidos que serão publicados no edital do Programa CFA “IES Selo Azul da Administração”. Além de verificar a qualidade do ensino, o projeto une forças no combate à invasão de pessoas não habilitadas nos campos da Administração, no fortalecimento e na valorização da profissão no Brasil.
Segundo explica o conselheiro federal pelo Rio Grande do Norte e diretor da Câmara de Formação e Educação (CFE/CFA), Adm. Júlio Rezende, serão consideradas cinco dimensões para que as IES possam receber o Selo Azul da Administração:
I – A nota mínima 4 no Índice Geral de Curso (IGC);
II- A existência de atividades de apoio ao desenvolvimento dos professores;
III- A promoção de ações de apoio aos estudantes;
IV- Um coordenador de curso que seja profissional de Administração; e
V- A promoção de ações de relacionamento com o mercado de trabalho e com o Sistema CFA/ CRAs.
“O CFA já vinha avaliando há um certo tempo a criação do Selo Azul da Administração. E foi por meio da Câmara de Formação e Educação, que inclui a vice-diretora e conselheira Admª Isabela Fornari Muller e o conselheiro Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, que conseguimos trabalhar a metodologia de autodeclaração, feita pelos coordenadores do curso de Administração das IES de todo o país”, detalha o diretor.
O trabalho contou com a consultoria de outros conselheiros do Sistema CFA/CRAs, e do Presidente Adm. Leonardo Macedo. Segundo o diretor Júlio, somente depois de apresentadas as evidências de cumprimento dos requisitos que as instituições poderão receber a declaração de qualidade do ensino da Administração.
Requisitos
Para participar do Programa CFA “IES Selo Azul da Administração”, as Instituições deverão obedecer aos seguintes requisitos:
- Oferecer curso de Bacharelado em Administração;
- Ter a nota do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade) superior ou igual a 3; e
- Ter egressos formados no último ano.
Além disso, deverão comprovar a promoção de atividades pedagógicas de apoio aos estudantes, como:
- Qualificação do corpo docente, regime de trabalho e plano de carreira e de capacitação;
- Qualidade da organização didático pedagógica, incluindo ensino, pesquisa e projetos de extensão;
- Estágio e número máximo de alunos por turma;
- Infraestrutura destinada ao curso;
- Acervo bibliográfico disponível e;
- Atividades profissionais supervisionadas, que passaram a ser obrigatórias nas novas DCNs.
Ana Paula Sousa
Assessoria de Comunicação CFA