You are currently viewing Sistema CFA/CRAs recebe primeiro treinamento em governança, integridade e compliande

Sistema CFA/CRAs recebe primeiro treinamento em governança, integridade e compliande

O Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Governança, Integridade e Compliance (CGIC), realizou o primeiro treinamento em Governança, Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs. A capacitação aconteceu no plenário da autarquia, mas também foi transmitido on-line para atender aqueles que não puderam estar presencialmente no evento.

A capacitação reuniu colaboradores do CFA, dos CRAs de todo o Brasil, além de conselheiros regionais e federais, e alguns presidentes do Sistema CFA/CRAs. Foram mais de 20 participantes no formato presencial e mais de 90 participando e interagindo virtualmente. A proposta do treinamento foi introduzir conceitos sobre este Governança, Integridade e Compliance em todas as instâncias do CFA e dos CRAs.

Participando de forma virtual, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, explicou o objetivo da iniciativa.

“A ideia é difundir a gestão, levando a importância da nossa profissão para a sociedade. Nós somos vetores de emprego e renda, fomentando a economia. Mas, só vamos conseguir isso por meio da governança, integridade e compliance”, disse.

Coube ao Compliance Officer e Ouvidor do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Adm. Aurivan de Castro, dar o treinamento para o Sistema CFA/CRAs. Para ele, os programas de Integridade e Compliance surgem com o objetivo de oferecer melhorias aos processos de governança. Confira o depoimento:

Segundo o diretor da CGIC/CFA, Adm. Fábio Macedo, é preciso promover uma mudança de cultura no Sistema CFA/CRAs. Ele lembrou, ainda, que o treinamento vem não só para preparar o CFA e os CRAs para cumprir das normas dos órgãos de controle, mas sobretudo para melhorar os processos e melhorar a imagem do Sistema perante a sociedade.

No treinamento foram abordados diversos tópicos, entre eles: principais conceitos sobre Governança Pública; princípios de Governança Pública; ética e integridade na Gestão Pública; principais normas de Compliance; painel gerencial do Sistema CFA/CRAs; relatório de Integridade e Compliance – RN 619.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

MATÉRIA COMPLETA