You are currently viewing IGM e planejamento estratégico municipal são tema de debate com ministro das Cidades

IGM e planejamento estratégico municipal são tema de debate com ministro das Cidades

O Índice CFA de Governança Municipal 2023 e o planejamento estratégico para os municípios do país foram a pauta abordada pela comitiva do Conselho Federal de Administração em visita ao ministro das Cidades, Jader Filho. O encontro ocorreu no gabinete do ministro, na Esplanada dos Ministérios.

A visita institucional serviu para estreitar os laços entre as partes. A ideia é ganhar apoio institucional para garantir às cidades brasileiras um planejamento estratégico assinado por profissionais de Administração, trazendo mais garantia e resultados efetivos de uma gestão eficiente.

“Cada município ao elaborar o planejamento estratégico vai eleger suas prioridades, seus potenciais, empregabilidades, mais recursos para saúde e educação. Um profissional de Administração no comando disso sabe fazer o planejamento estratégico e aí que estamos trazendo a importância desse planejamento para ser levado as cidades”. Afirmou o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo.

O IGM-CFA 2023 também foi apresentado ao ministro para mostrar a importância da ferramenta na garantia de uma gestão pública municipal. O Índice traz dados comparativos de mais de 5.500 municípios brasileiros, que são ranqueados de acordo com a própria realidade.

São usados dados comparativos de finanças, desempenho e gestão. Mais de 646 profissionais capacitados e mais de duas mil autoridades sensibilizadas no uso da ferramenta.

O Ministro também recebeu uma placa em homenagem aos 55 anos de atuação do CRA-PA. Jader Filho é Administrador, registrado no CRA paraense. Ele também é pós-graduado em Administração Pública pela FGV. 

Estiveram presentes no encontro o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, o diretor da Câmara de Gestão Pública, Adm. Rui Ribeiro, o coordenador da Comissão Permanente de Análise de Contas, Adm, Inácio Guedes, e o presidente do CRA-PA, Fábio Lúcio.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA