You are currently viewing Eprocad 2022: evento reflete sobre o Enade e as novas DCNs

Eprocad 2022: evento reflete sobre o Enade e as novas DCNs

O presidente e a diretora de Formação do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz e Admª Cláudia Stadtlober, respectivamente, marcaram presença no Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração 2022 (Eprocad). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá, e contou, também, com a presença do presidente do CRA-MT, Adm. Hélio Tito Simões de Arruda, e da conselheira federal pelo estado de Mato Grosso, Admª Norma Sueli Costa de Andrade.

Nesta edição, o Encontro discutiu a temática “As Novas DCNs e os desafios na atualização dos Projetos Pedagógicos do curso de Administração”. O objetivo é debater com diretores, coordenadores e professores dos cursos de Administração, as metodologias que visem a melhoria da qualidade do ensino de Administração no Brasil, aliada às novas demandas impostas pelo mundo do trabalho e também pelas recém-publicadas Diretrizes Curriculares Nacionais.

“Esse evento tem uma relevância muito grande, pois eles conseguiram reunir coordenadores de curso de todo o estado. Mais da metade do público do evento foi formada por instituições do interior matogrossense que tiveram a oportunidade de discutir temas relevantes, entre eles as DCNs”, explicou Cláudia.

A conselheira do CFA ressaltou, ainda, que já vai completar um ano que as novas diretrizes foram aprovadas. “Então, as IES têm mais dois anos para se adequarem ao novo currículo. Então, o evento oportunizou esse debate sobre o desafio que é implementar isso, mas também tratou da oportunidade que é revisitar o currículo”, afirmou.

Durante o Eprocad, o público também dialogou sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A aplicação do exame acontecerá em novembro e, nesta edição, um dos cursos que serão avaliados é o de bacharelado em Administração.

“A última avaliação aconteceu em 2018 e nós temos algumas críticas, pois o Enade olha para o passado. Então, temos que olhar para a proposta do exame, mas sabendo que ele afere apenas uma parte da competência, ele avalia o conhecimento, pois habilidade e atitudes não são possíveis de serem avaliados por meio de uma prova escrita”, comentou a diretora.

Claudia e Mauro Kreuz foram palestrantes do Eprocad. Na oportunidade, ambos discorreram sobre a aplicabilidade das novas DCN, desafios e oportunidades, como rever o projeto pedagógico com base nas novas DCNs e principalmente o envolvimento dos professores, alunos e núcleo docente estruturante.

O evento foi prestigiado por vários conselheiros e presidentes do Sistema CFA/CRAs entre eles o presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo;  o presidente do CRA-SE, Adm. Jorge Luiz Cabral Nunes; o presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio; e o diretor Administrativo e Financeiro do CRA-DF, Adm. Marcel Pereira Maues de Faria. 

 

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

NOTA CFA