You are currently viewing Comissão Permanente Eleitoral do CFA se reúne para avaliar sugestões de consulta pública

Comissão Permanente Eleitoral do CFA se reúne para avaliar sugestões de consulta pública

A Comissão Permanente Eleitoral do Conselho Federal de Administração (CPE/CFA) esteve reunida nesta terça-feira, 11 de julho, no plenário da autarquia. No encontro, o grupo debateu a Resolução Normativa (RN) do CFA nº 613, que aprova o regulamento das Eleições do Sistema CFA/CRAs.

Além de analisar minuciosamente cada ponto da Resolução, a Comissão também discutiu e avaliou as sugestões que recebeu dos profissionais de administração por meio de uma consulta pública. A ideia é, a partir deste estudo, elaborar uma nova RN. Segundo o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, todos os setores do Sistema CFA/CRAs foram ouvidos: o acadêmico, profissional, sindical, entre outros.

“O trabalho foi isento e participativo. E assim será quando as propostas chegarem ao nosso plenário. O trabalho principal é garantir que o exercício pleno da democracia seja exercido nas próximas eleições.”, explicou.

Outro ponto que Leonardo destacou foi a importância da segurança. “É preciso promover um pleito com paridade de armas para aqueles que vão disputar as eleições. Além disso, a liberdade de voto, para que nossos profissionais de administração possam exercer a cidadania”, afirmou.

Para o coordenador da CPE/CFA, Adm. Mauro Leonidas, a nova resolução vai sinalizar como vai ocorrer as próximas eleições.

“Ela tem que ser transparente e oferecer segurança jurídica. A consulta pública foi algo inédito no Sistema e agora estamos fazendo uma consolidação de tudo o que nos foi encaminhado e, a partir disso, ter uma nova resolução que servirá de norte para as próximas eleições”, explicou o administrador.

O diretor de Formação Profissional do CFA e membro da CPE/CFA, Adm. Gelson Luiz Uecker, fez questão de ressaltar a importância do sistema eleitoral que, segundo ele, é a base do Sistema.

“Quando você tem um sistema eleitoral transparente e bem feito, você terá eleições que estarão colocando aqui a expressão digna do que querem os profissionais de administração de todo o Brasil”, disse.

A vice-coordenadora da CPE/CFA, Admª Norma Sueli Costa de Andrade, corrobora a opinião dos colegas e ratifica a intenção da Comissão: buscar um regulamento eleitoral perfeito.

“A gente sabe que é difícil, mas vamos tentar. Nós escutamos a todos e vamos buscar atender a todos”, completou.

As próximas eleições do Sistema CFA/CRAs serão em 2024. O pleito é realizado via internet e, para garantir a qualidade e a confiabilidade do processo eletrônico eleitoral do Sistema CFA/CRAs, o sistema passa por auditorias externas.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA