“Quem não tem competência não se estabelece”

“Quem não tem competência não se estabelece”

Daqui a menos de um mês comemora-se a grande data, o Dia do Profissional de Administração. Nove de setembro foi escolhido por ser o dia da promulgação da Lei nº 4769 que regulamenta a profissão. Neste ano, o Conselho Federal de Administração (CFA) preparou uma campanha baseada no conceito CHAVE. 

A palavra é um acrônimo para conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética. Inicialmente, a partir dos estudos do estadunidense David McClelland, ainda nos anos 70, o método adotado nas organizações era o chamado CHA (conhecimento, habilidades, atitudes), tendo sido acrescido posteriormente dos outros dois conceitos (valores e ética), tornando-se CHAVE. 

Percebe-se que este mapeamento está em alta e tem conquistado cada vez mais as empresas na hora de avaliar candidatos e selecionar os melhores ou mais adequados para determinados cargos. De acordo com especialistas de Recursos Humanos, é bastante utilizada para seleções em nível de liderança. 

“Estar preparado profissionalmente significa conhecer as exigências básicas do mercado de trabalho e a sigla CHAVE reúne as principais delas. O nosso intuito é, além de comemorar o dia, levar o profissional a refletir em quais delas ele ainda está deficiente para se capacitar”, afirma o diretor da Câmara de Comunicação e Marketing (CCM) do CFA, Diego da Costa. 

A campanha contará com peças gráficas para divulgação em redes sociais e sites do Sistema CFA/CRAs, um spot especial na Rádio ADM e um vídeo produzido pelo CFAPlay. O mote está baseado na ideia de “o profissional chave para a recuperação econômica do país” e foi pensado por considerar que o curso de Administração é o que engloba a maior parte do conhecimento específico necessário tanto para a gestão pública, quanto privada. 

A intenção do Sistema CFA/CRAs é reforçar a valorização do profissional da área e conscientizar a sociedade de que as competências que trazem no currículo encaixam-se com as necessidades atuais do país. 

Elisa Ventura

Assessoria de Comunicação CFA