You are currently viewing Para atuar no setor de condomínios a ética é indispensável, afirma especialista

Para atuar no setor de condomínios a ética é indispensável, afirma especialista

Ainda na parte da manhã desta quinta-feira,19, a administradora Rosely Schwartz ministrou o Debate Qualificado com o tema “A importância das administradoras na gestão condominial”. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado e com MBA em Gerenciamento de Facilidades – USP, atua na área de consultoria para condomínios desde 1994. Rosely é autora do livro “Revolucionando o Condomínio e coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios (GEAC) do CRA-SP. 

A administradora iniciou sua apresentação mostrando os diversos condomínios ao redor do mundo e o quão avançada e complexa está a administração desses empreendimentos. “Eu acho muito importante a abertura que o nosso presidente me deu hoje para vir aqui falar de administração de condomínios. É muito importante que vocês estejam vendo a relevância dessa área e da administradora para esse potencial que existe. É o sonho das pessoas. É o patrimônio que eles investem toda uma vida e precisa ser tratado com muita atenção”, afirmou. 

O objetivo do debate foi divulgar boas práticas para a administração de condomínios, conscientizando os profissionais e administradoras para nortearem sua atuação na busca da qualidade, eficiência e princípios éticos. 

Durante a apresentação, Rosely abordou a gestão patrimonial, falta de clareza na prestação de contas e movimentações bancárias, além da falta de orientação e responsabilidade com a manutenção predial. Ela lembrou que a administração de condomínio está dentro das atividades específicas da administração e que, portanto, só profissionais capacitados e registrados estão aptos a atuar no segmento. “Atuar nessa área exige muita ética”, frisou. 

Para realizar um bom trabalho, segundo a profissional, “é preciso ter uma parceria muito grande entre o síndico e a administradora e buscar conhecimento constante, pois a legislação pode mudar”. Um código de conduta a ser seguido pelas administradoras de condomínio, com princípios básicos, foi um dos pontos levantados ao citar o documento lançado pelo GEAC no ano passado como sendo indispensável para o trabalho na área.  

Ao final, Rosely recebeu um certificado de participação das mãos do diretor da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA (CEPE), Marcos Kalebbe. Rogério Ramos também entregou à administradora uma edição da Revista Brasileira de Administração, um exemplar do livro de sua autoria, Ramos da Administração e o símbolo da profissão em acrílico em sinal de agradecimento à profissional. 

Elisa Ventura

Assessoria de Comunicação CFA