You are currently viewing IGM-CFA divulga dados abertos e traz novidades

IGM-CFA divulga dados abertos e traz novidades

Já estão no ar os dados abertos do Índice CFA de Governança Municipal 2024. O IGM-CFA traz inúmeras novidades para mais essa edição que  analisa a situação administrativa de mais de 5 mil municípios brasileiros e serve como bússola para gestores mensurarem o desempenho das cidades em diferentes aspectos.

A ferramenta conta com uma nova metodologia, apresentando dados atualizados, novo dashboard e uma nova identidade visual. O público vai poder acompanhar a aplicação de novos gráficos de indicadores, que possibilitam uma linguagem ainda mais clara e com uma interpretação mais facilitada dos dados. 

“O IGM sofre atualizações constantes, ele não é algo inerte. Ele de tempos em tempos precisa ser revisto, modernizado em todas as suas facetas. No momento em que estamos lançando, ele vem com uma nova visualização, mais moderna, mais atrativa, novos dashboards. A leitura de gráficos é mais amigável, ou seja, as pessoas têm acesso mais fácil, sem muita burocracia e os gráficos específicos de indicadores eles ficam mais aperfeiçoado”. Afirma o diretor em exercício da Câmara de Gestão Pública do CFA, Francisco de Jesus. 

Novidades

Entre as principais novidades da versão 2024 do IGM/CFA está a fonte dos dados. O CFA incorporou ao IGM os dados da ‘Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)’, o que aumenta o grau de informação, pois são dados oficiais — uma vez que todo município tem o dever de prestar contas a esses tribunais.

Outra novidade é a diminuição da temporalidade dos dados, que passa de cinco anos para três anos. Agora, o dado mais antigo é de 2021, e o dado mais recente é de 2024.

No acesso exclusivo, disponível apenas a registrados no Sistema CFA/CRAs, é possível ver os dados dos municípios desde a criação do IGM/CFA, em 2016. Já na opção que é aberta ao público, é possível ver dados apenas dos últimos três anos.

Outra novidade é a correção da base de dados, conforme último senso do IBGE. Há municípios que mudaram de categoria ao diminuir o número de habitantes, e outros que ganharam mais moradores, isso faz com que a cidade mude de grupo dentro do IGM/CFA.

Metodologia das notas

As notas de ‘variáveis’, ‘indicadores’ e ‘desempenho’ (três camadas de dados presentes no IGM/CFA) vão de 0 a 10. Porém, são sempre comparados municípios com situações semelhantes, seja em tamanho, número de habitantes ou renda.

Já o parâmetro utilizado para mensurar, ou dar nota a cada um deles, utiliza a seguinte metodologia: separam-se as notas de 10% dos municípios primeiros colocados. Depois, destaca-se a nota do último (entre os mais bem ranqueados), que será gravada e servirá como padrão (média entre a maior e a menor nota entre os mais bem colocados).

Funcionamento

Ao entrar com o nome de um município, o gestor vai se deparar com a nota do IGM/CFA, no topo da página, e com três grandes grupos ou dimensões, no rodapé da página, chamados ‘finanças’, ‘gestão’ e ‘desempenho’. Ao clicar em qualquer um deles, é possível ver indicadores ainda mais específicos.

Ao clicar, por exemplo, no indicador ‘finanças’, na sequência aparecerão os indicadores ‘fiscal’, ‘investimento per capita’, ‘equilíbrio previdenciário’ e ‘custo legislativo’. Indo mais ao fundo na pesquisa, ao clicar em ‘fiscal’ aparecerá subgrupos temáticos, chamados de variáveis, tais como ‘autonomia’, ‘gasto com pessoal’, ‘capacidade de investir’ e ‘liquidez’.

Eleições

As eleições municipais vão movimentar o Brasil nos próximos meses. A ferramenta ganha ainda mais relevância diante desse cenário. O IGM-CFA pode ser utilizado por administradores, gestores e agentes públicos, além de eleitores cuidadosos, para avaliarem como está a situação do município onde vivem.

Francisco de Jesus destaca que os dados apresentados são os mais atualizados. Quando você tem dados já de algum tempo, eles já não estão surtindo efeito que se faz necessário. 

“Quando você tem dados mais atualizados, não só os prefeitos do interior, mas os candidatos a prefeito, os próprios candidatos a vereadores buscam lá e encontraram informações mais atualizadas, mais verdadeiras, mais precisas. Isso traz um planejamento mais verdadeiro. Resumindo, com o nosso IGM-CFA mais atualizado, mais moderno, toda a sociedade, todo desenvolvimento do país ganha com isso”.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA