You are currently viewing Gestão Compartilhada chega a sua 40ª Reunião Plenária

Gestão Compartilhada chega a sua 40ª Reunião Plenária

No dia 12 de maio, aconteceu no plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) a 40ª Reunião Plenária da Gestão Compartilhada. O fato foi um marco para a equipe gerencial da autarquia que, em 2019, inaugurou um novo tempo na casa da Administração. Naquela época, dava-se início a Gestão Compartilhada, sistema que rompeu com um modelo de atuação autocrática.

Desde então, o compartilhamento de ideias e o diálogo ganharam espaço e passaram a fazer parte das decisões administrativas da autarquia. A equipe, liderada pelos administradores Mauro Kreuz (presidente) e Rogério Ramos (vice-presidente), está há 41 meses à frente da gestão do CFA. O primeiro biênio foi em 2019-2020 e, em 2021, eles foram reeleitos para dar continuidade e consolidar o trabalho que abraçaram.

“Óbvio que isso exigiu de todos uma corresponsabilidade, pois as decisões foram compartilhadas. Contudo, esse modelo também trouxe muito mais transparência e a descentralização da gestão proporcionou confiança e liberdade a todos da equipe.”, disse o presidente.

Ele explicou que essa medida permitiu que as Câmaras e Comissões pudessem dar o melhor de si.

“E assim fizeram por esses três anos e meio, com uma pandemia e todos os desafios que ela trouxe. Só conseguimos fazer isso porque todos se comprometeram com a Gestão Compartilhada. Foram anos desafiadores, mas conseguimos chegar em maio de 2022 e, ao olhar pelo retrovisor, percebemos que fizemos uma linda viagem. A próxima gestão vai, com certeza, encontrar um cenário bem melhor”, afirmou Mauro.

 

O diretor de Comunicação e Marketing do CFA, Diego da Costa, está na equipe da Gestão Compartilhada desde o início. Segundo ele, o legado que vai ficar para o CFA é muito grande.

“Fico feliz com o resultado e em poder contribuir com a CCM, pois o modelo de gestão proposto possibilitou a colaboração de todos. O Mauro deu-me abertura para implantar um sistema de gestão dentro da Câmara que, com certeza, trouxe muitos avanços”, comentou o administrador.

 

Quem também celebrou foi o diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Gilmar Camargo. Ele conta que a Gestão Compartilhada colocou o CFA de novo nos espaços de discussões internacionais.

“A gente estava fechado para o mundo. A OLA – Organização Latinoamericana de Administração – ficou pequena e agora estamos partindo para Rede Internacional de Administração. A princípio, a Rede conta com 12 países de quatro continentes e, tudo ocorrendo bem, queremos lançá-la no Fórum Internacional de Administração, que acontecerá em Belém, no Pará”, adiantou o conselheiro.

 

Para o diretor da Câmara de Fiscalização e Registro, administrador Carlos Alberto Ferreira Júnior, comentou que essa é uma gestão altamente qualificada e que vive, na prática, o compartilhamento de ideias, Na área de fiscalização e registro, essa conduta foi primordial.

“Estamos tomando posições firmes para defender o que é nosso. Ou vai ou racha e, assim, os campos de atuação da Administração estão sendo firmemente defendidos nessa gestão”, explicou.

 

A 40ª reunião Plenária da Gestão Compartilhada conta com a participação dos 27 conselheiros federais do CFA. O encontro teve, ainda, a participação do presidente do CRA-CE, Leonardo Macedo. Na oportunidade, ele falou um pouco sobre o Hackathon Cidades Sustentáveis, evento que o regional cearense, o CRA-BA e o CRA-RN, em parceria com o CFA, realizarão em junho.

“A Gestão Compartilhada é um marco. O Mauro sempre pautou seus atos com transparência e lisura. Trouxe o exemplo de como conduzir bem, possibilitando a participação de todos. Sinto-me honrado em participar da reunião e fazer parte desse debate de ideias que é salutar para a nossa profissão”, falou.

 

A Reunião seguiu até o dia 13. Nesses dois dias, o plenário do CFA discutiu temas como análise de resoluções, apreciação de contas, eventos nacionais e projetos importantes para a profissão.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA