O Conselho Federal de Administração (CFA) lançou nesta quinta-feira (19) o “Projeto CFA Inclusivo: Fomentando a Inclusão Social no Ambiente de Trabalho”. O objetivo é criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas, independente de sua cor, gênero, idade, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra característica pessoal. O evento de lançamento fez uma referência ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Com a iniciativa, o foco será reforçar a igualdade de oportunidades para todos. O diretor da Câmara de Administração e Finanças do CFA, Adm. Francisco Almeida Costa, explicou que esse projeto faz parte de um programa maior. “A gente primeiro implementa aqui, vê as melhores práticas e depois dissemina para todos os Conselhos Regionais de Administração. Os presidentes terão conhecimento para que possam se comprometer com essas ações”, destacou.
A Coordenadora do Grupo de Desenvolvimento Humano, Adriana Rodrigues da Silva, reafirmou a importância de ser um projeto piloto. “É um momento muito especial para todos nós e de muita relevância para o Sistema CFA/CRAs. Eu tenho certeza que daqui para frente, com essa conscientização, vamos mudar ainda mais o ambiente de trabalho”, ressaltou.
A diversidade dentro do CFA foi lembrada pela Coordenadora Administrativa da Coordenação de Administração e Gestão de Pessoas, Gracielle Soares Fonseca de Oliveira. “Nós temos muita diversidade aqui dentro e a gente percebe o quanto essa diferença ajuda no nosso ambiente de trabalho, na entrega dos resultados, porque as diferenças trazem diversidade de pensamentos e impulsiona a gente a ser melhor e a entender o próximo”, apontou Gracielle.
O estagiário do CFA, Leonardo Torrecillas, comentou que se sente feliz e integrado com a iniciativa. “A inclusão é sobre isso, valorizar cada pessoa pelo o que ela é. Eu estou muito grato por fazer parte deste projeto”, declarou.
O evento de lançamento contou ainda com palestras da psicopedagoga e membro da Coordenação de Administração e Gestão de Pessoas, Valquíria Borges das Neves e as psicólogas convidadas Camila Coutinho e Rackel Paula da Silva Pitanga. Sessões de atendimento psicológico foram colocadas à disposição, de forma voluntária pelas psicólogas, para atender individualmente os funcionários do CFA.
Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação do CFA