You are currently viewing Brasília recebe o último Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2023

Brasília recebe o último Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2023

Os 27 presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) se reuniram em Brasília, nos dias 4 e 5 de dezembro, no último Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2023. O encontro, liderado pelo presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, também teve a participação da diretoria do CFA.

Na abertura do Fórum, Leonardo falou das suas expectativas e também fez um breve balanço do seu primeiro ano de gestão. Segundo ele, foi um ano de trabalho árduo com foco na atividade fim do Sistema CFA/CRAs: a fiscalização.

“Precisamos garantir e defender as prerrogativas dos profissionais de Administração e, neste ano, conseguimos implementar o Prospecta Pessoa Jurídica e o Prospecta Pessoa Física, ferramenta que está tornando a nossa fiscalização muito mais eficiente. O CRA-PB, por exemplo, começou a usar e está colhendo bons frutos começaram a surgir: a entrada de novos registrados no CRA já está maior que o fluxo de saída”, disse.

Leonardo também destacou os bons resultados do Proder em 2023 e, junto aos presidentes dos regionais, assumiu o compromisso de continuar com a iniciativa no próximo ano. “O valor que sobrou no caixa do Proder neste ano será utilizado em 2024”, prometeu.

O anfitrião do Fórum, o presidente do CRA-DF, Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior, saudou todos os participantes e falou da satisfação em sediar o último Fórum de Presidentes de 2023. Ele também elogiou o Prospecta e dos resultados positivos que a ferramenta trouxe na área da fiscalização do Regional.

Em seguida, o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, falou das atividades dos 39 grupos e comissões de trabalho. Na oportunidade, ele adiantou que definiu datas para que cada um deles apresentem os resultados das ações realizadas em 2023.

Gilmar deu detalhes, ainda, do Proder. Ele explicou que, em 2023, o CFA recebeu 68 projetos dos regionais. Destes, 61 foram aprovados. Os demais, ou foram rejeitados ou foram desclassificados por não cumprirem as diligências.

Os projetos aprovados atenderam demandas dos CRAs em três áreas: fiscalização, desenvolvimento institucional e melhorias na estrutura física. Ao todo, foram repassados mais de R$ 4 milhões aos Regionais.

No momento Hércules Falcão, espaço que o Fórum abre para a divulgação de boas práticas do Sistema CFA/CRAs, três CRAs apresentaram cases de sucesso na área da fiscalização e registro. Entre eles estavam o CRA-PB, o CRA-AP e o CRA-PA que, assim como os demais regionais, destacaram os bons resultados obtidos como Prospecta Pessoa Física.

Seguindo nesta temática de fiscalização e registro, vários CRAs apresentaram pautas como Carteira de Identidade Profissional, Sistema Eletrônico de Cadastro Unificado, Política de Gestão de Riscos, normatização de atuação de RTs, gestão de cobranças administrativas e judiciais, além de vários assuntos envolvendo Resoluções normativas. 

Também foi colocado em discussão o calendário e a extensa agenda de 2024 incluindo encontros internos de áreas de atuação do Sistema como fiscalização, jurídica, comunicação e TI, além dos calendários de fóruns, eventos e dos ERPAS.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA