As novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) têm até outubro para serem implementadas, por isso os cursos já precisam estar adequados às regras vigentes. A reformulação exige competências atualizadas, além do conjunto – habilidades, conteúdo, competências e atitudes –, e outras áreas de destaque precisam ser verificadas para a real aplicação.
No ‘Fórum Nacional de Qualidade do Ensino de Administração’, o administrador e presidente da Angrad Edson Sadao direcionou sua palestra aos ‘Desafios e Oportunidades para Qualidade do Ensino e Aprendizagem de Administração’ sobre as novas DCNs. Ele pontuou diversas alterações e a importância delas para os estudantes, professores, egressantes e profissionais de Administração.
“É algo novo e que me parece uma oportunidade que as instituições têm para que possa ter uma oferta de curso mais adequada à demanda e à oferta que pretende atender”, citou o Adm. Sadao durante sua palestra.
Uma das características da nova DCN é que ela é flexível, no qual os coordenadores podem decidir a matriz, tornando-a mais dinâmica, mesclando de forma mais tranquila os conteúdos e as práticas, como atividades de extensão, de pesquisa, práticas supervisionadas, entre outros. Outro ponto importante é a proposta de acompanhamento do aluno até mesmo do egresso, visando melhorar os processos de ensino para que ande junto com as mudanças do mercado.
Agora as IES têm a obrigação de interagir com o mercado de trabalho, na expectativa de equilibrar a constância da evolução mercadológica e a educação dos cursos de formação. Outro aspecto da reformulação das grades curriculares se dá pela ‘extensão’, ao trabalhar com as competências sociais de forma interdisciplinar, propõe um impacto social e um diálogo maior dos estudantes com o meio comunitário.
A palestra teve seu início com a temática exame de avaliação do curso superior. O Fórum contou com os convidados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/Ministério da Educação).
Além do presidente da Angrad, o Fórum Nacional de Qualidade do Ensino de Administração contou com a presença do presidente do CFA Adm. Leonardo Macedo e do presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Adm. Flávio Celso. Teve ainda a participação dos membros do INEP/MEC como o diretor de Avaliação do Ensino Superior Ulysses Teixeira; a coordenadora-geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior profa. Suzi Vargas; e o coordenador-geral de Avaliação In Loco, prof. Rogério Dentello.
Acesse a transmissão do evento e assista na íntegra: https://www.youtube.com/live/wwri0m4-NcQ?si=K2TkKA3RoQLmBs8w.
Um dos episódios do Geração ADM teve o recado do Adm. Sadao enquanto membro da Comissão Especial de Assuntos Acadêmicos, clique no link e acompanhe o bate-papo: https://youtu.be/IYVXkqXdpRk?si=jBOUMhv1lh4GauSF.
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA