A gestão esportiva profissional é um assunto cada vez mais necessário para garantia de sucesso dos clubes, federações e confederações no Brasil e foi o tema do II Congresso Cearense de Gestão do Esporte, realizado de 19 a 20 de agosto, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Fortaleza. A programação contou com palestras de gestores, administradores e ex-atletas que trouxeram cases de sucesso e puderam contribuir para a formação de profissionais e estudantes, além de difundir conhecimentos científicos e aplicados na área.
O conselheiro federal suplente pelo CRA-RS e coordenador da Comissão Especial sobre Administração Esportiva e Gestão de Clubes, Emir Silva, ressaltou aos estudantes do curso de bacharelado de Gestão do Esporte que “esse conhecimento vai contribuir muito para a profissionalização, visto que todos os clubes necessitam dessa qualificação até para uma questão de sobrevivência e não apenas por opção”. O conselheiro destacou ainda que “o sistema CFA/CRAs dará todo apoio necessário no registro profissional e na fiscalização para que o mercado contrate profissionais qualificados na gestão esportiva”.
O evento também contou com a participação de ex-atletas que contaram a trajetória de sucesso no esporte e que hoje atuam em projetos cearenses como Marcelo Negrão, ex-jogador da seleção brasileira de voleibol, Felipe Ribeiro, ex-jogador da seleção brasileira de basquete, além de Djhandro Ricardo, ex-atleta da seleção de Beach Handebol. Eles ressaltaram que o sucesso é confirmado quando a profissionalização, governança e planejamento estratégico estão presentes. O conselheiro Emir Silva completou ainda ao lembrar da importância do esporte para a matriz econômica dos municípios por meio dos grandes eventos e que, para isso, é preciso de profissionais qualificados.
II Congresso Cearense de Gestão do Esporte foi uma ação do Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp), promovida pela parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e o Instituto Dragão do Mar (IDM). Durante o congresso ocorreu ainda o Encontro dos Gestores Públicos Municipais do Esporte do Ceará, onde foi discutida a política pública estadual com objetivo de lançar a Conferência Estadual do Esporte.
Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação CFA