O mês de outubro começou com a evolução da bandeira tarifária para a vermelha patamar 2, o que resultou na tarifa de R$7,87 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Uma alternativa para reduzir o custo da conta de luz é a energia solar e é uma opção mais sustentável. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mais de 58,6 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) já foram evitadas desde 2012 devido ao uso da energia renovável.
O Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA/PE) investiu na instalação de painéis solares, com uma projeção de 86% de economia mensal na conta de luz e um retorno financeiro a médio prazo. O administrador Nélio Fonsêca é coordenador da Comissão de Gestão Ambiental do CRA/PE e afirma que essa é uma alternativa rentável, colaborando com a economia de custos nos próximos anos, além de prover outros benefícios.
“Sustentabilidade ambiental, porque não vai utilizar matriz da energia hidrelétrica que fica à mercê das chuvas e por isso que a bandeira muda. Social, porque tem a empresa que foi criteriosamente selecionada, que ganhou o processo, paga imposto no qual gira a economia e novos profissionais”, comenta Fonsêca.
Cerca de 95% da energia consumida pelo conselho pernambucano é gerada de forma sustentável desde o final de setembro e a projeção é que nos próximos três meses de trabalho sejam reduzidas 2 toneladas de emissão de CO2. A mudança pela energia fotovoltaica reforça o compromisso da organização com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo a ODS 7 – Energia limpa e acessível.
O CRA/PE também atende às diretrizes da Agência Internacional de Energia e outras entidades que incentivam a transição para energias renováveis para reduzir os impactos causados por mudanças climáticas. A ação teve apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder).
Confira a matéria da Rádio ADM na íntegra abaixo:
Adriana Mesquita
Repórter Rádio ADM
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA